Na noite desta quarta-feira (10), às 21h45, o Corinthians encara o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira final da Copa do Brasil. Campeão em 1995, 2002 e 2009, o Timão quer o tetra da competição.

O jogo de volta será quarta-feira que vem, 17/10, na Arena Corinthians, em Itaquera.

Para o jogo desta noite, o Timão terá o retorno do lateral-direito Fagner, recuperado de uma fibrose na coxa esquerda. No meio, Gabriel será o substituto de Douglas, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Assim, o técnico Jair Ventura terá Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Gabriel; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson.

“Acho que em uma final, se você for ver o peso das duas camisas, são duas grandes equipes, os times que mais vêm ganhando títulos nos últimos anos. Os dois são merecedores de estar na final. É difícil falar de favoritismo”, disse o goleiro Cássio na coletiva oficial da decisão.

O jogão Cruzeiro x Corinthians terá arbitragem de Anderson Daronco, com auxílio de Alessandro Alvaro Rocha de Matos e Fabricio Vilarinho da Silva. O Árbitro de vídeo será Wilton Pereira de Sampaio.

Os clubes finalistas da Copa do Brasil 2018 se reencontram numa decisão nacional após 20 anos. Em 1998, as equipes fizeram a final do Brasileirão em melhor de três partidas.

No Mineirão, houve empate por 2 a 2. Já no segundo jogo, no Morumbi, novo empate, desta vez por 1 a 1. No terceiro e decisivo confronto, novamente no Morumbi, vitória corintiana por 2 a 0, com gols de Edilson e Marcelinho Carioca, que garantiram a festa da Fiel.

Curiosidades do duelo

Algumas curiosidades cercam o primeiro jogo final da Copa do Brasil entre Cruzeiro e Corinthians.

Pelo lado mineiro, nos três jogos que fez como mandante no torneio, a Raposa não conseguiu vencer. Foram dois empates e uma derrota, com três gols marcados e quatro sofridos. O Timão, por sua vez, está invicto como visitante (uma vitória e dois empates), inclusive sem sofrer gols nessas três partidas.

Esta será a 100ª partida do Corinthians em Belo Horizonte.

O primeiro jogo da história do Timão na capital mineira aconteceu em 1929, em amistoso contra o Atlético-MG. Já frente ao Cruzeiro, foram 35 jogos até o momento, com 14 vitórias, sete empates e 14 derrotas.

No retrospecto geral, Corinthians e Cruzeiro já se enfrentaram em 85 oportunidades e o histórico é favorável ao Timão: 38 vitórias, 21 empates e 26 derrotas, com 115 gols marcados e 96 sofridos.