Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, destacou o engajamento dos clubes ao programa. Fotos: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão

24 clubes do estado de São Paulo foram premiados em mais uma edição do Programa de Excelência da Federação Paulista de Futebol.

A oitava edição do evento foi realizada nesta terça-feira (12), no Auditório TOTVS, em São Paulo, e distribuiu mais de R$ 1 milhão em prêmios em três categorias (Ouro, Prata e Bronze).

Foram oito clubes premiados na categoria Ouro (prêmio de R$ 80 mil cada), nove clubes premiados na Prata (R$ 40 mil cada) e sete clubes premiados na Bronze (R$ 20 mil cada).

Ao todo, a edição 2023 do PEX distribuiu R$ 1,140 milhão aos clubes. Desde a primeiração edição, em 2016, já foram mais de R$ 9 milhões em prêmios aos clubes participantes.

“Estamos no nono ano do programa e vou confessar que quando a ideia chegou até mim, gostei, mas não conseguia enxergar como os clubes iriam entender o projeto. A cada ano foram mostrando engajamento e quando chegar na décima edição, teremos algo consolidado. Por que é importante o programa? Porque se não nos organizarmos, não teremos uma base na estrutura para manter um projeto vencedor. O futebol é imprevisível, pode acontecer triunfos, mas sem uma base sólida, será por tempo curto”, destacou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

“Quero agradecer a presença de vocês. A cada ano que passa, o auditório cresce, mais clubes estão se preparando e isso me deixa feliz porque costumo falar que o futebol só melhora, só se modifica e cresce se vocês (clubes) quiserem. A FPF tem a obrigação de entregar as melhores condições para ter uma excelente gestão, mas quem pode transformar e melhorar o futebol são vocês. O mérito é de vocês, conte conosco sempre para estar ao lado, ajudar, colaborar, para continuar fazendo o futebol paulista muito diferente”, finalizou o presidente.

Sobre o programa

O Programa de Excelência é um projeto de incentivo da FPF aos clubes filiados. Ao longo da temporada, os clubes são avaliados em diversos quesitos, como Gestão, Marketing e Torcida. Cada clube compete consigo mesmo. O objetivo do PEX é estimular a evolução dos clubes.

Vice-presidente da FPF, Mauro Silva, ressaltou a importância do programa. “Nesses quase dez anos a gente vê uma grande evolução dos clubes, tanto dentro e especialmente fora de campo. Quero parabenizar cada participante que está aqui, independente de ser ouro, prata ou bronze. O importante é participar, o importante é evoluir. Cada ano a gente ser melhor. Essa é a proposta da federação, ajudar vocês a encontrarem os melhores caminhos e cada vez mais vocês terem gestões mais eficientes”, enfatizou.

No evento desta terça-feira, além de revelados os premiados, também foi detalhada a edição 2024 do PEX. A cerimônia contou, ainda, com uma palestra especial de Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

Veja a relação dos premiados da edição 2023 do PEX:
OURO

Primavera
Velo Clube

Comunicação / Sindbol

O Sindbol é o Sindicato das Associações de Futebol Profissional do Estado de São Paulo e trabalha há mais de três décadas em prol do futebol paulista.