São Paulo, 15 de dezembro de 2021 – Número 306

Parabéns
Mauaense pelos 40 anos!

Sem muita tradição no futebol profissional, Mauá se resumia ao amadorismo que, em boa parte, era bancado pelas indústrias de porcelana da cidade, como Real e Mauá. Mesmo com a chegada de empresas de grande porte na cidade, o futebol se limitava às disputas amadoras. O Grêmio Esportivo Mauaense iniciou suas atividades em 15 de dezembro de 1981, após a entrega dos troféus de Campeões da Liga Mauaense de Futebol, no dia 03 de dezembro. Na ocasião, a premiação foi feita pelo Presidente da Federação Paulista de Futebol da época, Sr. Nabi Abi Chedid. O mandatário fez uma sugestão para que a cidade criasse um time de futebol para disputar a Terceira Divisão do Futebol Paulista, com o apoio da FPF. Com o intuito de divulgar o nome de Mauá, o Grêmio Esportivo Mauaense teve como base de sua primeira equipe profissional atletas cedidos de vários times da várzea, principalmente da seleção amadora de Mauá. Assim, o Mauaense iniciou sua jornada em dezembro de 1982. O primeiro confronto oficial da equipe como profissional ocorreu em 31 de janeiro de 1982, uma derrota de 3×0 diante do Suzano Futebol Clube (Atual União Suzano Atlético Clube). Os primeiros jogos do Grêmio Mauaense foram disputados no antigo campo do Cerâmica. O campo não existe mais e em seu lugar está o Poupatempo Mauá. O Estádio Municipal “Pedro Benedetti” foi inaugurado em 8 de dezembro de 1984, com a realização de uma partida entre o Grêmio Mauaense e o São Paulo Futebol Clube, com o placar de 2×1 para o time da capital. A partida marca ainda o recorde de público do Estádio, que recebeu mais de 15 mil pessoas. O clube pode ser novo, de 1981, mas a mascote do Grêmio Mauaense tem ligações seculares. Mauá só virou cidade no ano de 1954, porém, no final do Século XIX, quando os ingleses vieram ao Brasil para a construção das ferrovias, encontraram como parceiro Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, um brasileiro que se transformou no primeiro grande empresário do país. Uma de suas especialidades era construir ferrovias e a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, ao lado da qual a cidade de Mauá acabou surgindo, estava neste traçado. Em 1926, a estação chamada de Pilar trocou de nome para homenagear o ilustre e nobre cidadão brasileiro. Com o clube de futebol da cidade não poderia ser diferente. A homenagem ao empresário das ferrovias brasileiras está na bandeira do clube e na sua mascote, a locomotiva. Atualmente, o Mauaense disputa a Série B do campeonato Paulista.

Jornalista Responsável: Mário Marinho. MTB 9325 – Aceesp 130 – mariomarinho@sindbol.com.br