São Paulo, 01 de junho de 2020 – Número 55

66 ANOS. PARABÉNS FLAMENGO!!!

Io seu esplendor e, dentro desse esplendor, o Flamengo quase imbatível era o campeão de 1953 e viria também a conquista dos títulos cariocas daquele ano de 1954 e do ano seguinte, 1955, tornando-se, assim, tricampeão carioca. Nada mais natural, portanto, que a carioca Guiomar Pereira Xavier, ao resolver fundar um time de futebol na cidade de Guarulhos, escolhesse o nome do Rubro Negro carioca para homenagear naquela terça-feira, 1º de junho de 1954. Nos anos que se seguiram, o Flamengo disputou o campeonato amador da cidade e foi campeão por sete vezes consecutiva a partir de 1969. Após esse período de conquistas, o Flamengo se inscreveu na Federação Paulista de Futebol e participou do Paulistão de 1980 Terceira Divisão pela primeira vez. Foi uma façanha heroica só possível graças à ajuda da comunidade esportiva guarulhense. Mesmo assim, o Mengão acabou deixando o profissionalismo e voltou as competições amadoras. Em 1998, porém, voltou definitivamente para o profissionalismo, na SérieB2 do Paulistão, da qual foi campeão no ano seguinte. Atualmente, o Corvo disputa a Segundona do Paulistão.
O Mengão carioca tem como símbolo o urubu. Mas, o de Guarulhos, preferiu o Corvo.Mas urubu não é a mesma coisa que corvo? A resposta é não. No Brasil, erroneamente, costuma-se chamar corvo de urubu, mas ambos pertencem a “famílias” diferentes. Os corvos são da família dos corvídeos, geralmente têm plumagem preta, são conhecidos pela inteligência e astúcia, são encontrados em todos os continentes, com exceção na América do Sul. Sua alimentação inclui pequenos invertebrados, sementes e frutos, mas também podem comer carne de animais mortos. Já os urubus, são da família dos catartídeos; e se alimentam unicamente de animais em putrefação.

Corvo ou Urubu?

Jornalista Responsável: Mário Marinho. MTB 9325 – Aceesp 130 – mariomarinho@sindbol.com.br