Imagem: Nacional AC

Um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, o Nacional Atlético Clube, completa 99 anos de história nesta sexta-feira (16).

Nesse mesmo dia, em 1919, funcionários da São Paulo Railway, primeira ferrovia construída em São Paulo, organizaram um time de futebol, com o nome da própria companhia, o São Paulo Railway Athletic Clube.

No ano de 1935, ao lado de outros clubes da capital como São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa, foi um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol. No ano seguinte, participou de seu primeiro campeonato profissional, o Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

Já em 1946, com o fim da concessão de serviços da empresa no Brasil, quando a estrada de ferro foi nacionalizada, a agremiação teve sua denominação alterada para Nacional Atlético Clube. Mesmo com a mudança, manteve as cores iniciais, o azul, o vermelho e o branco, em alusão a bandeira da Inglaterra.

Em sua linda história, o Nacional ostenta títulos como da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 1972 e 1988, do Paulistão A3 em 1994, 2000 e 2017, e do Paulista da Segunda Divisão, em 2014. Referência na base, o time também faturou o Estadual Sub-20 em duas oportunidades: 1982 e 83.

Atualmente, a equipe da Comendador Souza disputa o Paulistão A2 Itaipava, em busca de um lugar na elite do futebol de São Paulo.

O Sindbol enaltece a história do Nacional AC e parabeniza toda a sua coletividade!